Depois de um ano sem lutar, Junior Cigano volta ao octógono no UFC on Fox 13 para encarar Stipe Miocic, na luta que fecha o evento no dia 13 de dezembro, querendo retornar de maneira triunfal na organização.
Desde que perdeu para Cain Velasquez por nocaute através de socos no dia 19 de outubro de 2013, Junior Cigano viveu momentos difíceis. Foi ingressado no card do evento do TUF Brasil 3 Finale, que aconteceu em São Paulo em maio deste ano, porém acabou sofrendo uma lesão e na mão e não teve condições de lutar. Curiosamente, ele faria a luta principal diante de Stipe Miocic, seu adversário no sábado.
A partir do ano de 2008, quando assinou contrato com o Ultimate, o lutador brasileiro de 30 anos vem fazendo pelo menos duas lutas na organização. Em 2009 encarou Stefan Struve e Mirko Filipović, em 2010 lutou contra Gilbert Yvel, Gabriel Gonzaga e Roy Nelson, no ano seguinte batalhou diante de Shane Carwin e Cain Velasquez, este último seu adversário em 2012 e em 2013, além de ter combatido neste tempo com Frank Mir e Mark Hunt.
O longo tempo inativo de lutas pode ser um ponto fraco para Junior Cigano. Em consequência, seu adversário, Stipe Miocic, já lutou duas vezes este ano e curiosamente só contra atletas do Brasil, diante de Gabriel Gonzaga e Fábio Maldonado, onde derrotou todos.
Para minimizar a falta de ritmo em combate, o lutador número dois do ranking oficial do UFC espera que os treinos na sua nova equipe, a Nova União, possam surtir efeito. Ele migrou em fevereiro de 2014 para treinar ao lado de campeões brasileiros tais como José Aldo e Renan Barão, todos sob comando do técnico Dedé Pederneiras.