Membros da mesma academia, Junior Cigano realizou treinamento junto de Hacran Dias e Antonio Cara de Sapato, todos também lutadores do UFC, junto com o técnico Orlando Flores do CDPD (Centro de Desenvolvimento e Pesquisa em Desporto).
Se preparando para o duelo diante de Stipe Miocic no UFC on Fox 13 em dezembro, Junior continua se exercitando para uma boa apresentação visando encerrar o ano bem após uma temporada de lesões, tal como uma fratura na mão que o impediu de lutar no UFC São Paulo em maio.
Agora, completamente recuperado, postou uma foto ao lado de Hacran Dias e Antônio Cara de Sapato com a seguinte legenda: “Meus fieis parceiros de treino @hacrandias e @caradesapatojr em mais uma etapa de treino cumprida rumo a vitória com nosso treinador carrasco@orlandofolhes Oss. @cdpd_ preparação física levada a sério”.
A última luta que Junior Cigano fez foi na derrota para Cain Velasquez por nocaute no dia 19 de outubro de 2013 pelo UFC 166. Na ocasião, acabou perdendo a chance de reconquistar o cinturão dos pesados. Contra Stipe Miocic no dia 13 de dezembro ele fará sua batalha de número 13 na organização do Ultimate e tem duas perdas.